Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023

SOPRA XPS, TEXLOSA, SOPRASOLAR e SOPRANATURE elegíveis para apoio

ESTÃO ABERTAS AS CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE APOIO A EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS 2023

 

Na Soprema trabalhamos diariamente para construir um futuro mais sustentável e por isso temos várias gamas eleígiveis para apoio.

 

Investimento C13-i01: Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis

 

O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 (1.º AVISO) está aberto desde 18 de julho de 2023 até às 17:59 h do dia 31 de outubro de 2023, ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista, consoante o que ocorra primeiro.

Consulte o AAC do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 (1.º AVISO) (consulte aqui)

Informamos que a partir de dia 16 de agosto de 2023, vai estar disponível a plataforma para a apresentação das candidaturas ao presente Aviso.

O Fundo Ambiental disponibilizará na sua página informação referente ao Aviso, sempre que tal se justifique.

 

BENEFICIÁRIOS

São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação.

 

TIPOLOGIAS DE INTERVENÇÃO

O presente Aviso tem como objetivo apoiar candidaturas que podem incluir as seguintes tipologias de intervenção:

Tipologia 1)

Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»; 

Tipologia 2)

Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;  

A nossa gama SOPRA XPS e TEXLOSA são elegíveis para apoio. (Ver mais informação abaixo)

Tipologia 3)

Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior; 

Tipologia 4)

Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento; 

A nossa gama SOPRASOLAR é elegível para apoio. (Ver mais informação abaixo)

Tipologia 5)

Intervenções que visem a eficiência hídrica.

A nossa gama SOPRANATURE é elegível para apoio. (Ver mais informação abaixo)

  

ISOLAMENTO TÉRMICO 

 

SOPRA XPS

 

Ideal contra o frio e o calor, o que o torna um produto muito adequado para o isolamento de edifícios em qualquer zona climática, o SOPRA XPS é o isolamento térmico de poliestireno estrudido com uma nova fórmula, eco-sustentável e até 100% de conteúdo reciclado.

 

 

Os edifícios isolados com SOPRA XPS são construções de elevada eficiência energética, uma vez que permitem uma grande economia de energia, mantendo o nível máximo de conforto no interior tanto no verão como no inverno.
Graças ao elevado poder de isolamento do poliestireno extrudido SOPRA XPS, o consumo de energia necessário para a climatização da casa, seja com aquecimento ou arrefecimento, é drasticamente reduzido. O poliestireno extrudido SOPRA XPS não só ajuda a conservar a energia e a proteger o meio ambiente, mas também protege o edifício de agressões por humidade ou devidas a mudanças bruscas de temperatura, na medida em que permite reduzir variações dimensionais dos materiais e com isso conferir maior resistência aos edifícios.

 

TEXLOSA

 

Ideal para o acabamento da sua cobertura, fácil, simples e rápida de instalar, com as propriedades de isolamento térmico do Sopra XPS.

A Texlosa é uma lajeta isolante de 600 x 600 mm composta por uma base de espuma de Poliestireno extrudido SOPRA XPS com estrutura de célula fechada, autoprotegida na sua face superior com uma camada de argamassa de 35 mm de espessura, composta por agregados selecionados e aditivos especiais, com um acabamento rugoso rústico.

<b>TEXLOSA</b>

 

 

PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL 

 

SOPRASOLAR

 

Os painéis solares fotovoltaicos requerem estruturas estáveis, rígidas e duráveis que possam resistir às condições
meteorológicas, à força do vento, ao peso da neve e a outras condições igualmente adversas, evitando o “efeito
de vela” no caso de coberturas planas. Este efeito ocorre quando, devido à inclinação dos painéis na cobertura plana,
as correntes de vento podem levantar ou deslocar as filas de módulos, causando o seu deslocamento, provocando
problemas muito graves na instalação. Por este motivo, os suportes para painéis solares fotovoltaicos são um elemento necessário e muito importante nas instalações de autoconsumo fotovoltaico. É o componente que fornece o apoio correto para os painéis solares, bem como a orientação e o ângulo de inclinação ideal para os painéis solares, a fim de obter o máximo rendimento possível.

 

 

EFICIÊNCIA HÍDRICA

 

SOPRANATURE

Entre as vantagens das coberturas verdes está o facto de atenuarem o efeito de "ilha de calor", uma vez que contribuem para baixar a temperatura ambiente na proximidade imediata do edifício. Desta forma, o ar à superfície é arrefecido naturalmente devido à evapotranspiração das plantas, que absorvem a água da chuva e a expulsam para o ambiente sob a forma de vapor de água.

Colaboram na gestão das águas pluviais: as coberturas verdes incluem mecanismos para absorver e armazenar mais água no substrato durante os períodos de maior seca. Esta água armazenada pode ser aproveitada pelas plantas e escoada lentamente para o sistema de recolha de águas pluviais em períodos de tempestade, minimizando o risco de inundações nas cidades.

Acresce que as coberturas verdes purificam o ar, retêm as poeiras e outros poluentes e promovem a biodiversidade, atraindo insetos e borboletas que ajudarão a revitalizar os ambientes urbanos.

 

 

 

 

Consulte toda a informação no site Fundo Ambiental

 

Alguma questão não hesite em contactar o nosso Departamento Técnico.